Fernanda Balaguer

deficientes
Simule aqui a sua
Aposentadoria
modelo antigo
Aposentadoria
por tempo de
contribuição
(modelo antigo)
modelo novo
Aposentadoria
por tempo de
contribuição
(Modelo novo)
Rural
Aposentadoria
Rural como funciona?
Invalidez
Aposentadoria por
Invalidez como funciona?
especial
Aposentadoria
Especial como funciona?
previous arrow
next arrow

Temos um especialista pronto para lhe atender

TIPOS DE APOSENTADORIAS

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (MODELO ANTIGO)

Como funciona:

Se você completou 30 anos (para mulheres) ou 35 anos (para homens) de contribuição antes de 2019, pode se aposentar sem idade mínima.

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO (MODELO NOVO)

Como funciona:

Se, em 2019, você ainda não tinha completado o tempo mínimo de contribuição, será encaixado em uma regra de transição que vai levar em conta a sua idade e seu tempo de contribuição

APOSENTADORIA POR IDADE

Como funciona:

Se você completou 30 anos (para mulheres) ou 35 anos (para homens) de contribuição antes de 2019, pode se aposentar sem idade mínima.

APOSENTADORIA RURAL

Como funciona:

Se você exerceu atividades no campo e pode comprovar isso, tem direito a se aposentar antes dos trabalhadores urbanos.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

Como funciona:

Se você perdeu permanentemente a capacidade de trabalhar em qualquer atividade, tem direito de se aposentar por invalidez.

APOSENTADORIA ESPECIAL

Se, no seu trabalho, você é exposto a perigos como produtos químicos, vírus e bactérias, barulho, temperaturas extremas ou radiação, pode se aposentar antes dos trabalhadores comuns.

APOSENTADORIA DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

Como funciona?

Deficientes têm uma idade mínima menor (55 anos para mulheres e 60 para homens) e um tempo mínimo de contribuição também menor (partindo de 20 anos).

Benefícios

BENEFÍCIO BPC PARA IDOSOS

Como funciona?

Mesmo idosos que nunca contribuíram com o INSS podem solicitar o BPC (que é uma espécie de aposentadoria mínima), desde que comprovem ter baixa renda.

BENEFÍCIO BPC PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIAS

Como funciona?

O deficiente que não tem condições de trabalhar e não exerce nenhuma atividade remunerada pode receber o BPC se for comprovada a baixa renda.

Pensões

PENSÃO POR MORTE

Como funciona?

Se o falecido era quem sustentava a família, os dependentes (filhos, cônjuge) podem ter direito a receber um benefício mensal.

PENSÃO POR DOENÇAS ESPECIAIS

Como funciona?

Afetados por doenças como hanseníase, síndrome da talidomida, síndrome do Zika Vírus têm direito a receber um auxílio do INSS para ter condições de lidar com elas.

Auxílios

Áuxilio-Doença

Como funciona?

Se você ficar impossibilitado de trabalhar por 15 dias ou mais, o INSS fará o pagamento do auxílio-doença – um benefício que equivale, em geral, a 91% do seu salário.

Auxílio-Acidente

Como funciona?

Se você sofreu um acidente que reduziu permanentemente a sua capacidade de trabalho, pode ter direito a receber o auxílio-acidente – um benefício que pode durar por toda a sua vida.

Auxílio-Reclusão

Como funciona?

Se um indivíduo de baixa renda que estiver segurado pelo INSS for preso, seus dependentes receberão um benefício mensal para que não percam as condições de sobreviver.

Outros tipos de benefícios

Seguro Defeso

Como funciona?

O seguro-defeso é uma espécie de seguro-desemprego pago aos pescadores (que comprovem a atividade) durante o período do defeso (quando a atividade de pesca fica proibida para preservar as espécies).

Salário Maternidade

Como funciona?

Mulheres que precisaram se afastar do trabalho por conta do nascimento de um filho, aborto não criminoso, adoção ou feto natimorto têm direito a receber o salário-maternidade – um benefício de, no mínimo, um salário mínimo.

Salário Família

Como funciona?

Trabalhadores de carteira assinada que tenham filhos de até 14 anos de idade ou deficientes, e que tenham renda baixa, podem receber um complemento de renda chamado de salário-família.

Recursos e Contestações

Além de te ajudar a conseguir os benefícios, estamos preparados para pedir revisões e contestações do que você está recebendo (ou deixando de receber).

Benefício negado? Recebendo menos do que você acha que tem direito?

Fale agora mesmo com um especialista !